top of page
informações gerais sobre o Adestramento

Nossa forma de ensino e ideologia do treinamento
 

                        Os cães são primeiramente treinandos no reforço positivo, para que aprendam de forma justa e em ambiente controlado os comportamentos desejados. Depois dessa fase inicial de aprendizagem, aprimoramos a compreensão do cão para que ele tenha condições de responder aos comandos aprendidos nas mais diversas situações.  

           Tudo é ensinado por meio da própria ração do cão. Alimentos diferentes podem ser oferecidos também (frutas, petiscos... etc.), mas tudo terá uma condição, ou no enriquecimento ambiental (desafio, brinquedo), ou para ajudar o cão a lidar com alguma dificuldade maior em treino. Então talvez entremos com recursos de mais valor para o cão. Por isso, evite outras guloseimas caninas na fase de aprendizado, siga sempre as orientações dadas. (Dica de site: www.cachorroverde.com.br)    

           Não é necessário que o dono esteja presente em todas as sessões, mas ele precisa entender o que foi trabalhado e quais os próximos passos, podendo, assim, a sessão ser gravada (vídeo) com instruções. Trocas de vídeos serão feitas constantemente, e esta assistência on-line está inclusa durante o treinamento.    
 

Cães com baixa motivação na alimentação demoram mais, por isso é muito importante seguir à risca a condição alimentar.


            A condição alimentar é essencial para um bom rendimento do cão em treino. Em fase de aprendizado, se o cão se alimentar somente da mão do tutor durante o treinamento, teremos resultados mais rápidos e eficazes. Para isso também se faz necessária uma dose adequada de ração, pela qual o cão queira trabalhar em cada refeição. 

            O tempo de aprendizado depende muito de cada cão e da dedicação do dono e seu conhecimento adquirido durante o processo de treinamento, como também o tipo de pacote contratado, ex; internatos são mais rápidos.  
 

            O tempo da sessão de treinamento medimos através da qualidade do treino. Em média para os cães iniciantes não passa de 15min (ou para cães treinando coisas novas), podendo chegar a 45min em estágios mais avançados de treinamento. O que queremos é que os exercícios daquela sessão tenham impacto para o cão. Insistir ou tentar repetir algo que para o cão não está interessante ou é maçante não terá o mesmo efeito do que um cão que está interessado. Por isso, focamos mais na qualidade do exercício do que o tempo despendido com o mesmo. Com o passar das sessões, o cão vai aumentando o potencial de aprendizado, a concentração e o foco melhoram gradativamente e as sessões podem vir a durar mais, de acordo com o que está sendo trabalhado em cada uma delas.

 

Requisitos para iniciar o Treinamento
 

            Podemos iniciar o adestramento a partir dos 50 dias de idade. Porém todo cão pode aprender em qualquer fase da vida. Vacinas e vermífugo devem estar em dia; proteção contra parasitas (pulgas e carrapatos) é opcional (mas não aceitamos cães com infestação de parasitas). Sugere-se um atestado prévio de um veterinário de que o animal está em boas condições de saúde. Não fornecendo o atestado, fica por responsabilidade do tutor qualquer eventualidade.

bottom of page